Hero Image
22 março 2021 - 24 março 2021
Fórum de Investimento & Seminário PIE - Renováveis em Moçambique 2021

Seminário PIE

A Associação Lusófona de Energias Renováveis ​​(ALER) e a Associação Moçambicana de Energias Renováveis ​​(AMER) organizaram no dia 24 de Março o Seminário Oportunidades para Projectos de PIE: Renováveis em Moçambique 2021, com o apoio do GET.invest Moçambique - financiado pela União Europeia e Alemanha, e parte do programa europeu GET.invest, e em parceria com a Confederação das Associações Económicas (CTA), a Mozambique Women in Energy (MWE) e a SolarPower Europe.

O Seminário destinou-se a:

1. Promotores interessados em participar no desenvolvimento de projectos de Produtores Independentes de Energia (PIE) renovável em Moçambique e;

2. Empresas moçambicanas que possam ser parceiras ou prestadoras de serviços de promotores de PIE, incluindo empresas de construção, fornecedores de equipamentos, serviços e mão-de-obra, investidores e instituições financeiras, entre outras. É encorajada a participação de empresas de todo o território moçambicano.

Tendo em conta o lançamento do Programa de Leilões de Energias Renováveis em Moçambique (PROLER) em Setembro de 2020, o objectivo do Seminário foi fornecer informação sobre este e outros programas destinados a promover a geração de renováveis ligadas à rede. Pretendeu-se realçar as oportunidades que eles representam para o tecido empresarial moçambicano, esclarecer quaisquer dúvidas e assim apoiar todos os interessados na apresentação de propostas, ajudando a melhorar a sua qualidade na componente de conteúdo local, e procurando aumentar o impacto socio-económico destes projectos para o país.

A manhã foi dividida em sessões online técnicas durante as quais representantes do Governo e dos seus parceiros de cooperação apresentaram em detalhe os programas de apoio disponíveis aos PIE. Associações sectoriais e empresas ofereceram a sua perspetiva de participação do sector privado neste tipo de projectos. Finalmente, um representante do GET.invest Finance Catalyst deu um resumo das opções de financiamento de PIE disponíveis nos mercados nacional e internacional.

No período da tarde houve espaço para sessões de matchmaking do GET.invest que pretenderam facilitar a criação de parcerias estratégicas entre promotores e empresas moçambicanas através de sessões online.

...
...
...

Inscrição

Fechado desde 24 março 2021

Organizado por

Reuniões

Participantes 455
Reuniões 163

Participantes

Angola 13
Argentina 1
Austria 1
Belgium 7
Benin 1
Bolivia 1
Brazil 1
Cambodia 1
China 1
Côte d'Ivoire 2
Egypt 3
Ethiopia 1
Finland 1
France 11
Germany 37
Greece 2
Grenada 1
Guinea-bissau 1
China (Hong Kong) 2
India 1
Italy 9
Japan 3
Kenya 7
North Macedonia 1
Malawi 1
Mongolia 1
Mozambique 357
Netherlands 5
Niger 1
Norway 5
Portugal 68
Russia 3
Rwanda 5
Sao Tome And Principe 3
Senegal 1
South Africa 22
Spain 15
Sudan 1
Switzerland 1
Uganda 2
United Arab Emirates 2
United Kingdom 9
United States 7
Zambia 1
Zimbabwe 1
Total 620

Participantes

Agência governamental 72
Banco de desenvolvimento 15
Organização de desenvolvimento 40
Investidor/Sector financeiro 31
Start-Up 25
Pequenas e médias empresas 104
Indústria 39
Consultadoria 109
Associação 24
Organização não governamental 30
Universidade/Investigação e desenvolvimento 27
Cooperativa eléctrica 5
Outro 99
Total 620